RFID como Ferramenta de Inclusão

Sandro L. M. Lopes Junior, Antonio R. Albuquerque Junior, Pedro K. F. Cardoso, Paula Mayara Silva de Albuquerque

Resumo


O Brasil conta com uma taxa elevada de sua população com problemas de deficiência visual. Esses têm sérios problemas de acessibilidade. Sem a ajuda de uma pessoa, um deficiente visual não pode identificar o tamanho, a cor, o preço de uma roupa que deseja comprar. Neste sentido o presente artigo propõe um sistema para identificação de produtos através da utilização de etiquetas inteligentes usando a tecnologia RFID (Rádio Frequency Identification). As etiquetas são lidas através de um circuito leitor de RFID e um software aplicativo, que controla o leitor, repassa ao usuário as informações recebidas da etiqueta em forma de áudio. Assim, o deficiente visual poderá "ver" o produto através dessas informações ouvidas. Com o sistema proposto, os usuários deficientes visuais poderão comprar produtos comerciais, como alimentos, bebidas, peças de vestuário ou até mesmo apreciar as descrições e informações de obras culturais em museus sem necessitar que um auxiliar descreva.

Palavras-chave


Etiqueta Acessível, Etiqueta Eletrônica, RFID, Tecnologia Móvel.

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, F. P. B. S. O Fio da meada: identificação e tecnologia para o setor têxtil. Disponível em: Acesso em 14/06/2007.

GLOVER, B. & BHATT H. Fundamentos de RFID: Teoria em prática. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007.

ISO/IEC FCD 14443. Identification cards – Contactless integrated circuit(s) cards – Proximity Cards. International Standard ISO/IEC 14443, 2007.

LOPES JUNIOR, S. L. M. ; FREITAS, L. T ; FAÇANHA, A. R. . Uso do QR Code em etiqueta de vestuário acessível para deficientes visuais. In: X ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (ENICIT), 2011, Maracanaú- CE.

LOPES JUNIOR, S. L. M. ; JALES, GUILHERME. C. ; MENEZES, J. W. M. . Utilização de QR Code como Ferramenta de Inclusão para Deficientes Visuais. In: VII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas. Anais do VII Connepi, 2012.

PFÜTZENREUTER, E. Introducão à tecnologia NFC (Near Field Communication). Disponível em: Acesso em 10/12/2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão
Av. Getúlio Vargas, nº 04 - Monte Castelo - São Luís-MA - CEP 65030-005
Telefone (98) 3218-9000